sábado, 5 de julho de 2008

Os assírios

Os assírios viviam na Mesopotâmia e falavam um idioma parecido com o babilônio.Eram guerreiros terríveis. Cercavam as cidades inimigas e botavam escadas para escalar as muralhas e penetrar nas fortalezas. Sua armas de ferro eram superiores às dos outros povos e, com isso, conquistaram a Mesopotâmia e atacaram até as fronteiras egípcias e os Judeus na Palestina.Eles dominaram a região do Oriente Médio entre os séculos IX e VII a.C.
Os assírios eram famosos pela crueldade com que tratavam os adversários derrotados nas batalhas. Capturavam os inimigos e em seguida cortavam as suas cabeças com um machado. Também executavam os prisioneiros enfiando um estaca pontuda através do ânus para lhes perfurar os intestinos. Outra crueldade dos assírios era o hábito de vazar os dois olhos dos prisioneiros. Os que não morriam eram transformados em escravos e postos para trabalhar duramente.
O mais famoso rei assírio foi Assurbanipal. Ele mandou construir a primeira biblioteca do mundo na capital do reino, a cidade de Nínive. Essa biblioteca era formada por milhares de tijolos com escritos cuneiformes.
Os livros de tojolo contavam lendas e trechos da história do reino, continham leis e acordos comerciais entre pessoas. Hoje ainda restam alguns tojolos, que são estudados pelos historiadores.
Os povos subjugados pelos assírios tinham de pagar pesados impostos. Mesmo entre o povo assírio havia gente que trabalhava e sofria, como os camponeses, que tinham de pagar tributos pesados. Os artesãos também tinham de pagar taxas enormes ao Estado.
Não é difícil entendermos por que os pobres, os escravos e os povos dominados estavam sempre se revoltando contra os nobres assírios. Aos poucos, o império foi se enfraquecendo. Até que os caldeus que eram decendentes dos antigos babilônios, destruíram a cidade de Nínive. O ataque foi emplacável, e até as crianças assírias foram degoladas enquanto Nínive ardia em chamas.

Nenhum comentário: